Núcleo da Cáritas
Núcleo da Cáritas - Pilar
O Núcleo Cáritas do Pilar foi criado no final do ano 2012.
Um desafio proposto pelo Páraco à data Padre Ricardo Tavares. Com o seu empenho e contributo foi formada uma equipa e providenciado um espaço físico para poder arrancar com este projecto na freguesia.
O primeiro ano de actividades foi marcado pela ansiedade e incerteza de não ter um espaço adequado e em condições para dar resposta às necessidades de armazenamento dos bens que entretanto íamos recebendo. A chegada do Padre Miguel Tavares veio alterar esta realidade. Fez-se nosso companheiro de luta e, graças ao seu interesse e empenho, o espaço reservado a garagem da casa paroquial foi remodelado para o efeito, hoje para além deste espaço e graças ao empenho da Junta de Freguesia temos mais um espaço cedido pela junta.
A primeira atividade que o núcleo realizou em equipa foi uma “Feira de Roupas” (Dezembro de 2012) que teve por objectivo angariar fundos para comprar alimentos para uma família carenciada da nossa paróquia.
Seguidamente, realizámos a “Pesquisa das necessidades reais da população”. Durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2013 batemos de porta em porta em cada casa da nossa paróquia conversando com as pessoas, apresentando o nosso movimento e registando pedidos de ajuda que posteriormente enviámos para a Cáritas da Ilha de São Miguel, com quem trabalhamos em sintonia.
Em finais de 2013 fizemos, ao longo do Advento, um peditório de alimentos e material escolar na igreja.
Regista-se ainda, a nossa presença nos peditórios anuais da Cáritas. Estes peditórios permitem-nos angariar alimentos que, posteriormente doamos a famílias da nossa zona de intervenção. Assim como a “Sessão de Sensibilização para o Cyberbulling” que realizámos em conjunto com a APAV e ainda a nossa participação na Feira de Chocolate 2015.
São muitos os projectos para o futuro, passando não só pela ajuda material, mas também pela formação das pessoas, com temas que abrangem todas as idades estando já pensada para breve uma “Sessão de educação para cuidadores de idosos”
“ Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar “
Santo Agostinho

Rancho de Romeiros
Os nossos irmãos ROMEIROS
Todos os anos em época Quaresmal tem lugar pela Ilha de são Miguel as romarias.
No Pilar da Bretanha à semelhança de outras freguesias, forma-se um rancho de homens que numa devoção piedosa percorrem todos os templos da ilha durante uma semana.
A Romaria obedece a preceitos de longo tempo, a usos e costumes tornados leis, que todos respeitam, todos acatam numa simplicidade e obediência verdadeiramente Cristã.
A romaria é um exemplo e testemunho da profunda fé e amor fraterno que conduz os romeiros a uma semana de sacrifícios, a beirar o limite das forças humanas na sua dureza e despojamento. Uma das maiores e mais respeitosas manifestações da profunda religiosidade do nosso povo, uma muito sincera e sofrida expressão da sua fé, um verdadeiro e puro testemunho de amor a Deus e ao próximo.
Cumprida a volta à ilha, o dia de chegada à freguesia é dia festivo, com os familiares e amigos à sua espera na igreja, onde se reza a missa de agradecimento a Nossa Senhora do Pilar e ao Deus Pai.
Despedem-se uns dos outros, com alguma tristeza pelo fim daquela caminhada de fé, que os uniu em profunda igualdade e fraternidade. Ficam ligados por laços muito intensos e, uma vez romeiro, neles permanecerá a marca duma espiritualidade reforçada e a bênção do seu sacrifício.




Imagens e fotografias gentilmente cedidas por Herberto Gomes
